10 padrões gráficos que todo trader precisa conhecer e fazer “correr em suas veias”
Os padrões de gráfico são um aspecto integral da análise técnica, mas requerem algum tempo para se acostumar antes que possam ser usados de forma eficaz. Para ajudá-lo a lidar com eles, aqui estão 10 padrões de gráficos que todo trader precisa conhecer.
Um padrão de gráfico é uma forma dentro de um gráfico de preços que ajuda a sugerir, o que os preços podem fazer a seguir, com base no que fizeram no passado. Os padrões gráficos são a base da análise técnica e exigem que o trader saiba exatamente o que está vendo, bem como o que está procurando.
Mais visiveis padrões de gráfico
Cabeça e ombros
Topo duplo
Cunhas
Flâmulas ou bandeiras
Triângulo ascendente
Triângulo descendente
Triângulo simétrico
Não existe um padrão de gráfico “melhor”, porque todos são usados para destacar diferentes tendências em uma grande variedade de mercados. Freqüentemente, os padrões gráficos são usados na negociação de candles, o que torna um pouco mais fácil ver as aberturas e fechamentos anteriores do mercado.
Obs.: Importante explicar brevemente “suporte e resistência”. O suporte refere-se ao nível em que o preço de um ativo para de cair e volta a subir. A resistência é onde o preço geralmente para de subir e volta a cair.
Abaixo, fazemos referência a Letra “V” do método Método C A L V I M N
A razão pela qual os níveis de suporte e resistência aparecem é por causa do equilíbrio entre compradores e vendedores – ou demanda e oferta. Quando há mais compradores do que vendedores em um mercado (ou mais demanda do que oferta), o preço tende a subir. Quando há mais vendedores do que compradores (mais oferta do que demanda), o preço costuma cair.
Por exemplo, o preço de um ativo pode estar subindo porque a demanda está superando a oferta. No entanto, o preço acabará atingindo o máximo que os compradores estão dispostos a pagar e a demanda diminuirá nesse nível de preço. Neste ponto, os compradores podem decidir fechar suas posições.
Isso cria resistência e o preço começa a cair em direção a um nível de suporte à medida que a oferta começa a superar a demanda à medida que mais e mais compradores fecham suas posições. Quando o preço de um ativo cai o suficiente, os compradores podem comprar de volta no mercado porque o preço agora é mais aceitável – criando um nível de suporte em que a oferta e a demanda começam a se igualar.
Se o aumento da compra continuar, ele levará o preço de volta a um nível de resistência à medida que a demanda começar a aumentar em relação à oferta. Uma vez que um preço rompe um nível de resistência, ele pode se tornar um nível de suporte.
Por fim, conseguimos verificar visualmente as informações supracitadas através da ferramenta técnica RSI, Relative Strength Index que vai de 0 a 100. O indicador marcará sobrecompra se estiver acima da região de 70 pontos. E sinalizará que há uma sobrevenda se estiver abaixo da região dos 30 pontos. Regiões de sobrevenda e sobrecompra são sinais para o mercado fazer movimentos para corrigir ou reverter a tendência.
Tipos de padrões gráficos
Os padrões gráficos se enquadram amplamente em três categorias: padrões de continuação, padrões de reversão e padrões bilaterais.
Uma continuação sinaliza que uma tendência contínua continuará.
Os padrões do gráfico de reversão indicam que uma tendência pode estar prestes a mudar de direção.
Padrões de gráficos bilaterais permitem que os traders saibam que o preço pode se mover de qualquer maneira – o que significa que o mercado é altamente volátil
A coisa mais importante a lembrar ao usar padrões gráficos como parte de sua análise técnica é que eles não são uma garantia de que um mercado se moverá na direção prevista – eles são apenas uma indicação do que pode acontecer com o preço de um ativo.
Cabeça e ombros
Cabeça e ombros é um padrão gráfico no qual um pico grande tem um pico ligeiramente menor em ambos os lados. Os traders analisam os padrões de cabeça e ombros para prever uma reversão de alta para baixa.
Normalmente, o primeiro e o terceiro pico serão menores que o segundo, mas todos voltarão ao mesmo nível de suporte, também conhecido como ‘neckline’. Uma vez que o terceiro pico tenha caído de volta ao nível de suporte, é provável que ele entre em uma tendência de baixa.
Topo duplo
Um topo duplo é outro padrão que os traders usam para destacar as reversões de tendência. Normalmente, o preço de um ativo experimentará um pico antes de retornar a um nível de suporte. Ele então subirá mais uma vez antes de reverter de forma mais permanente contra a tendência predominante.
Fundo duplo
Um padrão gráfico de fundo duplo indica um período de venda, fazendo com que o preço de um ativo caia abaixo de um nível de suporte. Ele então subirá para um nível de resistência, antes de cair novamente. Por fim, a tendência se reverterá e começará um movimento ascendente à medida que o mercado se tornar mais otimista.
Um fundo duplo é um padrão de reversão de alta, porque significa o fim de uma tendência de baixa e uma mudança para uma tendência de alta.
Aumente sua performance na bolsa de valores ai de Ashburn com o a Estratégia Xeque-Mate!
Parte inferior arredondada
Um padrão gráfico inferior arredondado pode significar uma continuação ou uma reversão. Por exemplo, durante uma tendência de alta, o preço de um ativo pode cair um pouco antes de subir novamente. Esta seria uma continuação de alta.
Um exemplo de um fundo de arredondamento de reversão de alta – mostrado abaixo – seria se o preço de um ativo estivesse em uma tendência de queda e um fundo de arredondamento se formasse antes da reversão da tendência e entrasse em uma tendência de alta.
Os comerciantes procurarão capitalizar esse padrão comprando na metade do fundo, no ponto baixo, e capitalizando na continuação, uma vez que ele ultrapasse um nível de resistência.
Xícara e alça
O padrão cup and handle é um padrão de continuação de alta que é usado para mostrar um período de sentimento de baixa do mercado antes que a tendência geral finalmente continue em um movimento de alta. O copo parece semelhante a um padrão gráfico de fundo arredondado e a alça é semelhante a um padrão de cunha – que é explicado na próxima seção.
Após o arredondamento inferior, o preço de um ativo provavelmente entrará em uma retração temporária, conhecida como alça, porque essa retração está confinada a duas linhas paralelas no gráfico de preços. O ativo eventualmente sairá do controle e continuará com a tendência geral de alta.
Cunhas
Cunhas se formam quando os movimentos de preços de um ativo se estreitam entre duas linhas de tendência inclinadas. Existem dois tipos de cunha: ascendente e descendente.
Uma cunha ascendente é representada por uma linha de tendência presa entre duas linhas de suporte e resistência inclinadas para cima. Neste caso, a linha de suporte é mais inclinada que a linha de resistência. Esse padrão geralmente sinaliza que o preço de um ativo acabará caindo de forma mais permanente – o que é demonstrado quando ele rompe o nível de suporte.
Uma cunha descendente ocorre entre dois níveis inclinados para baixo. Neste caso, a linha de resistência é mais inclinada que o suporte. Uma cunha em queda geralmente indica que o preço de um ativo aumentará e romperá o nível de resistência, conforme mostrado no exemplo abaixo.
Tanto as cunhas ascendentes quanto as descendentes são padrões de reversão, com as cunhas ascendentes representando um mercado de baixa e as cunhas descendentes sendo mais típicas de um mercado de alta.
Flâmulas ou bandeiras
Padrões de flâmula, ou sinalizadores, são criados depois que um ativo passa por um período de movimento ascendente, seguido por uma consolidação. Geralmente, haverá um aumento significativo durante os estágios iniciais da tendência, antes de entrar em uma série de movimentos menores de alta e baixa.
As flâmulas podem ser de alta ou de baixa e podem representar uma continuação ou uma reversão. O gráfico acima é um exemplo de uma continuação de alta. A esse respeito, as flâmulas podem ser uma forma de padrão bilateral porque mostram continuações ou reversões.
Embora uma flâmula possa parecer semelhante a um padrão de cunha ou triângulo – explicado nas próximas seções – é importante observar que as cunhas são mais estreitas do que flâmulas ou triângulos. Além disso, as cunhas diferem das flâmulas porque uma cunha está sempre subindo ou descendo, enquanto uma flâmula é sempre horizontal.
Triângulo ascendente
O triângulo ascendente é um padrão de continuação de alta que significa a continuação de uma tendência de alta. Triângulos ascendentes podem ser desenhados em gráficos, colocando uma linha horizontal ao longo dos máximos do swing – a resistência – e, em seguida, desenhando uma linha de tendência ascendente ao longo dos mínimos do swing – o suporte.
Os triângulos ascendentes geralmente têm dois ou mais máximos de pico idênticos que permitem que a linha horizontal seja desenhada. A linha de tendência significa a tendência geral de alta do padrão, enquanto a linha horizontal indica o nível histórico de resistência para aquele ativo em particular.
Triângulo descendente
Em contraste, um triângulo descendente significa uma continuação de baixa de uma tendência de baixa. Normalmente, um trader entrará em uma posição curta durante um triângulo descendente – possivelmente com CFDs – na tentativa de lucrar com um mercado em queda.
Triângulos descendentes geralmente se deslocam para baixo e rompem o suporte porque são indicativos de um mercado dominado por vendedores, o que significa que picos sucessivamente mais baixos provavelmente prevalecerão e dificilmente serão revertidos.
Triângulos descendentes podem ser identificados a partir de uma linha horizontal de suporte e uma linha de resistência descendente. Eventualmente, a tendência romperá o suporte e a tendência de baixa continuará.
Triângulo simétrico
O padrão de triângulo simétrico pode ser altista ou baixista, dependendo do mercado. Em ambos os casos, normalmente é um padrão de continuação, o que significa que o mercado geralmente continuará na mesma direção da tendência geral assim que o padrão for formado.
Triângulos simétricos se formam quando o preço converge com uma série de picos mais baixos e vales mais altos. No exemplo abaixo, a tendência geral é de baixa, mas o triângulo simétrico nos mostra que houve um breve período de reversão para cima.
No entanto, se não houver uma tendência clara antes que o padrão triangular se forme, o mercado pode se mover em qualquer direção. Isso torna os triângulos simétricos um padrão bilateral – o que significa que eles são mais bem usados em mercados voláteis, onde não há indicação clara de como o preço de um ativo pode se mover. Um exemplo de um triângulo simétrico bilateral pode ser visto abaixo.
Padrões gráficos resumidos
Todos os padrões explicados neste artigo são indicadores técnicos úteis que podem ajudá-lo a entender como ou por que o preço de um ativo se moveu de uma certa maneira – e de que maneira ele pode se mover no futuro. Isso ocorre porque os padrões gráficos são capazes de destacar áreas de suporte e resistência, o que pode ajudar um trader a decidir se deve abrir uma posição longa ou curta; ou se devem fechar suas posições abertas no caso de uma possível reversão de tendência.
Aumente sua performance na bolsa de valores ai de Ashburn com o a Estratégia Xeque-Mate!